Cartão por aproximação

Como funciona o cartão por aproximação?

Saber como funciona o cartão por aproximação é uma forma de ficar em dia com as modernidades do mundo financeiro. Nesse caso, aliás, ele se junta à tecnologia para trazer ainda mais facilidade, segurança e controle sobre os seus gastos.

Esse tipo de cartão também tem o nome de Contactless, que em tradução livre para o português é simplesmente “sem contato”. E seu título já entrega muito, pois ele justamente dispensa toque com a máquina para realizar um pagamento.

Quer conhecer mais sobre essa opção e ficar em dia com tudo que há de mais moderno no mercado? Então continue lendo e veja tudo sobre o cartão contactless, como ele funciona e como habilitá-lo para uso.

Mão de uma cliente usando o pagamento sem fio ou sem contato por cartão de crédito, garota fazendo compras. Foto Premium

Você tem dúvidas se o cartão por aproximação é seguro? Acesse o portal MEU CARTÃO DE CRÉDITO para saber mais sobre esse tipo de cartão: https://www.meucartaodecredito.com.br/blog/cartao-por-aproximacao-e-seguro-saiba-tudo-aqui/

Como funciona o cartão por aproximação?

O pagamento por aproximação ocorre da seguinte maneira: você usa o seu cartão, ou um dispositivo habilitado com ele e o aproxima da maquininha. Pronto! Não há necessidade de uso de senha ou de contato com outra pessoa ou com a ferramenta de cobranças.

A forma como funciona o cartão por aproximação se tornou possível com a tecnologia Near Field Communication, ou seja, “comunicação por campo de aproximação”, em tradução livre. Ela tem representação pela sigla NFC.

Com isso, o seu cartão ou outro dispositivo com habilitação dos dados de crédito informa um código para a máquina de pagamento. Ou seja, há uma conversa entre os dois dispositivos que trocam dados sem que seja necessária qualquer outra ação.

Embora geralmente haja a dispensa da senha, cabe ressaltar que algumas concessoras de crédito estipulam que pagamentos acima de certo limite tenham a informação da senha. Em outras palavras, que haja sua digitação.

Outro ponto interessante é que não são todos os cartões de crédito que contam com a tecnologia de aproximação. Portanto, é indispensável que você confira se o seu possui tal opção ou, então, se o seu banco ou financeira já o possuem, requerendo a substituição dos seus cartões para outros mais modernos.

Pagamento com cartão por aproximação

O pagamento por aproximação com o cartão de crédito em mãos funciona da seguinte maneira: ao realizar uma compra o vendedor digita o valor na maquininha; então, você a confere, aproxima o cartão e o pagamento está feito.

Esse pagamento, aliás, pode ser feito em parcelas ou à vista. Independentemente do seu modo, caso o cartão conte com a tecnologia de contacless, será possível realizar a transação de modo rápido e seguro.

Porém, essa segurança demanda alguns cuidados, como a conferência do valor cobrado, bem como do número de parcelas, por exemplo.

Mas como funciona o pagamento com o cartão por aproximação? Nesse caso, cada uma das transações gera um tipo de criptografia. Assim, elas não se repetem, diminuindo a chance de fraude, como clonagem dos cartões.

Além disso, ele também tem proteção contra o pagamento em duplicidade, que poderia ocorrer ao aproximar duas vezes o seu cartão da máquina. Por isso, é possível ficar tranqüilo, eis que há tecnologia para proteção desse tipo de transação.

Porém, embora o cartão por aproximação facilite em muito a vida, ele não limita o pagamento a essa forma. Continuam disponíveis, então, as opções de inserir ou passar o cartão na máquina para situações em que o estabelecimento não possua máquina com contacless.

Outro fator interessante é que muitas vezes sequer é preciso ter em mãos o cartão para fazer o pagamento por aproximação. Isso, pois, o desenvolvimento tecnológico permitiu que outros dispositivos cumprissem a sua função, como relógios inteligentes (smart watchs) e celular.

Cartão por aproximação

Pagamento por aproximação sem o cartão

Conforme dito acima, o pagamento com cartão por aproximação facilita em muito o dia a dia, além de ser plenamente seguro. Além disso, ele apresenta outras formas de pagamento sem contato, o que é possível com outras ferramentas tecnológicas.

Primeiramente, é possível realizar o pagamento dessa maneira com o uso do seu celular. Para tanto, ele deve ser compatível com a tecnologia NFL. É possível conferir se esse é o caso no menu de configurações do seu smartphone.

Além disso, o pagamento contacless sem o cartão por aproximação, mas apenas com o smartphone, requer que você habilite a plataforma de pagamento do seu celular. Por exemplo, existe o Google Pay (para Android), Apple Pay (para iOS) e Samsung Pay (para celulares da marca).

Igualmente, lembre-se de conferir se o seu cartão é aceito na plataforma de pagamento do seu celular. Após fazer a habilitação, então, basta requerer a quitação de uma compra dessa maneira e autorizar seu celular a realizá-la.

De outra forma, também é possível realizar o pagamento de compras sem contato e sem o cartão por aproximação quando se tem uma pulseira inteligente, que muitas vezes está atrelada ao Smart Watch.

Nesse caso, é a própria empresa que concede o cartão que disponibiliza a pulseira, que pode ter outras funções, como relógio. Da mesma forma como no pagamento com celular, é preciso habilitar a sua pulseira e, depois, aproximá-la da máquina.

Published by